Header Ads

Volta à França 2021 - Antevisão da 17ª etapa

Segunda jornada seguida nos Pirenéus, desta vez com um final no majestoso Col du Portet, uma das subidas mais duras do Tour. 

Muret - Saint-Lary-Soulan, 178,4 Km



Dia muito duro com mais de 4300 metros de subida acumulada, concentrada nos últimos 65 Km, onde está a montanha. Partida em Muret, o pelotão segue para sul para junto da fronteira com Espanha.
Os primeiros 115 Km não têm grande história, apenas o vento poderá dificultar a tarefa, porque o terreno não tem dificuldades. Bagnères-de-Luchon antecede a primeira subida do dia e é onde está colocado o sprint intermédio.

O Col de Peyresourde é a primeira subida do dia, uma subida clássica, 14 Km a 6,8%, dificilmente veremos ataques dos favoritos aqui. Descida técnica até Loudenville, as descidas mais uma vez podem ser importantes na resolução do dia principalmente se estiver a chover.
A segunda subida do dia é o Col d'Azet, um pouco mais curta que o Peyresourde mas mais inclinada, são 7,4 Km a 7,7%, veremos se há alguém com coragem para atacar já aqui.




Segue-se uma descida com pouco mais de 11 Km até Saint-Lary-Soulan, esta é menos técnica do que a anterior. A subida final começa pouco depois da vila, entram no tenebroso Col du Portet. São 15,7 Km a 9%, muito constante em que se destacam os primeiros 6 Km sempre acima dos 9%. Os primeiros 1000 metros são a 16,2%!
As oportunidades começam a escassear para os trepadores.


Condições meteorológicas

Chuva fraca durante a etapa.
18ºC nos vales, um pouco mais baixo no topo das montanhas.
O vento irá soprar forte na parte plana da etapa, nas montanhas soprará fraco.

Favoritos

Fuga

50/50 para fuga/GC.

Depende muito da UAE e Ineos. Caso uma destas duas equipas optar por endurecer a corrida, então a fuga não terá hipóteses, mas isso não é claro.
50/50 para fuga/GC.

Hipóteses para fuga:

Bahrain - Mohoric, Poels, Teuns
DQT - Cattaneo, Alaphilippe
Movistar - Valverde, Lopez
Arkea - Gesbert, Quintana
ISN: Woods, Martin
Groupama - Madouas, Gaudu
Trek - Mollema, Elissonde
Bora - Schelling, Konrad
Cofidis - Herrada
EF - Guerreiro, Powless, Higuita
AG2R - Paret-Peintre
DSM - Benoot
Lotto - De Gendt
Astana - Fraile, Izagirre, Fuglsang
Qhubeka - Henao
B&B Hotels - Rolland
Jumbo-Visma - van Aert, Kuss, Kruijswijk

Woods - Poels - Quintana
Novo round na luta pela montanha, foi surpreendente ver os três abdicarem ontem. Quintana sabe o que é ganhar no Portet, porém, agora os tempos são outros.
Os três resguardaram-se ontem e caso estejam na fuga, são sérios candidatos a ganhar a etapa.

Jumbo-Visma
Kuss já ganhou uma etapa, deve ficar com Jonas Vingegaard a protegê-lo. Kruijswijk e van Aert, um deles ou os dois podem intrometer-se na fuga, o belga está perto na classificação da montanha.

Bahrain-Victorious
Teuns e Poels são as melhores opções para este terreno. Mohoric também está em boa forma, mas o Portet é capaz de ser duro demais para ele, mas já vimos que na Bahrain coisas estranhas acontecem.

DQT
Cattaneo e Asgreen desgastaram-se ontem, ao contrário de Alaphilippe. O francês pode ser uma boa opção para esta etapa, no entanto pensamos que o Portet é um pouco duro demais para ele e contra trepadores mais levezinhos pode sofrer.

Astana
Tirando Lutsenko, o Tour da Astana tem sido bastante fraco. Izagirre e Fuglsang são as melhores cartas para este terreno, mas temos dúvidas sobre a condição deles.

EF
Higuita, Guerreiro e Powless têm tentado a sua sorte, o colombiano neste terreno pode ser um forte candidato a ganhar a etapa através da fuga. 

Luta pela GC

Tadej Pogacar
Se quer ganhar uma etapa de montanha nesta edição, esta pode ser a melhor hipótese. O esloveno tem seguido ataques depois da primeira semana esmagadora, nesta terceira semana voltará ao ataque?
A meteorologia também será do seu agrado.

Rigoberto Uran
Seguir rodas e mais rodas...e rodas. Depois fará um 'ataque peseta' para disfarçar a sua falta de ambição. 

Jonas Vingegaard
O único que foi capaz de descarregar Pogacar, o seu desempenho na terceira semana é uma incógnita. Como a Jumbo-Visma irá abordar a etapa também será interessante.

Richard Carapaz
Ao contrário de Uran, tem tentado mas não consegue. A Ineos irá mais uma vez optar pelo comboio? O equatoriano supostamente tem vantagem no Portet devido à altitude.
Acima de tudo, ele precisa de ganhar tempo a Uran e Vingegaard com vista ao contrarrelógio.

Os outros
Mas, Lutsenko e Kelderman imitarão Uran.

⭐⭐⭐ Pogacar
 Woods*, Poels*, Higuita*, Vingegaard, Carapaz
 Kuss*, van Aert*, Alaphilippe*, Quintana*, Mollema*, Lopez*, Uran
* através da fuga

A nossa aposta:
 Tadej Pogacar
Joker: Miguel Angel Lopez

Seguir em direto: #TDF2021, #TDF, #TDF108

TV: 
Eurosport 1 (10:45, Lisboa)
RTP 2 (14:10, Lisboa)

 

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.