Header Ads

Volta a Portugal 2018 - Antevisão 6ª etapa

Não é incomum a etapa depois do dia de descanso causar algumas surpresas. É um dia duro, com destaque para os últimos 40 quilómetros, onde se destaca a subida a Torneiros.

Mapa
Perfil

Subida de Torneiros (1ª cat.)

A 6ª etapa abre a segunda metade da Volta logo com uma etapa bem complicada. Partida de Sernancelhe em direção à região do Douro, com as suas paisagens fabulosas, mas também um terreno duro de sobe e desce que faz mossa nos ciclistas.
Mas são os últimos 40 quilómetros que farão a seleção, com a primeira subida, a do Pinho a preparar os ciclistas para a ascensão a Torneiros, que será iniciada depois de uma passagem pela meta em Boticas. A subida a Torneiros é dura apesar de curta, são 4,8 quilómetros a 8,2% de inclinação média. Bem no meio da subida há 1 quilómetro a 12,7% de inclinação média.
Depois de Torneiros, há uma ligeira descida, seguido de curta subida e descida para Boticas, são 10 quilómetros de descida.


Sprints intermédios: 
- Moimenta da Beira (671 m, Km 11.6),
- Vila Real (352 m, Km 81.7),
- Vidago (393 m, Km 126.7).

Subidas categorizadas: 
- São João de Lobrigos (3ª Cat. 291 m, 4.4 Km a 5.4%, Km 62.0), 
- Cumieira (3ª Cat., 430 m, 6.0 Km a 4.8%, Km 75.3), 
- Pinho (3ª Cat, 629 m, 7.4 Km a 4.1%, Km 139.8), 
- Torneiros (1ª Cat, 857 m, 4.8 Km a 8.2%, Km 151.4).

Zona de abastecimento: 
- Vila Pouca de Aguiar (711 m, Km 112.3).

Cidade de partida: Sernancelhe


Sernancelhe é uma vila portuguesa do distrito de Viseu. É sede de município com o mesmo nome e subdividido em 13 freguesias.
O património cultural de Sernancelhe é muito vasto, do qual destacamos a igreja Matriz, construída no século XII, a antiga escola primária, que funciona actualmente como biblioteca municipal e a antiga casa da comenda da Ordem de Malta, funciona como estabelecimento de turismo rural.

Cidade de chegada: Boticas

Imagem de Boticas
Boticas é uma vila do distrito de Vila Real. É sede de concelho com 16 freguesias (após a organização territorial passaram a 10 freguesias). O concelho de Boticas foi criado em 1836 devido aos desmembramento do concelho de Montalegre.
A vila foi fundada pelos romanos e na altura era conhecida como Batocas. Com o avançar dos anos, o nome evoluiu para o que se conhece hoje.
Juntamente com Montalegre formam as Terras do Barroso. E é igualmente conhecida pelo seu fumeiro.
Se visitar Boticas, não deixe de ir às Termas de Carvalhelhos. Diz a lenda que as águas são milagrosas.

Condições meteorológicas

Temperatura a rondar os 28ºC e probabilidade baixa de chuva. O vento vai soprar fraco de Oeste, com a possibilidade de passar a moderado no final da tarde.

Favoritos

⭐⭐⭐ Raúl Alarcon
⭐⭐ Jóni Brandão, Vicente De Mateos
⭐ Edgar Pinto, Xuban Errazkin, António Carvalho, João Benta, Henrique Casimiro, Frederico Figueiredo

A nossa aposta: Raúl Alarcon
Neste momento é dificil apostar contra o espanhol da W52-FC Porto. É o mais forte a subir, a descer e tacticamente tem estado perfeito.
A chegada é perfeita para ele, com uma descida depois de uma subida dura. Acreditamos que Alarcon vai querer consolidar ainda mais a sua liderança.

Outsider:Vicente De Mateos
Tem sido dos poucos que tem tentado reagir a Alarcon, mas sem grande sucesso. Se estiver no grupo da frente no topo de Torneiros, é o principal favorito a vencer a etapa por causa da sua ponta final.



(a partir das 15:00)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.