Giro 2018 - Antevisão 15ª Etapa

Depois de um dos dias mais duros desta edição do Giro, os ciclistas enfrentarão uma etapa também exigente e com potencial para fazer diferenças.



O cansaço já pesa nas pernas e depois do Zoncolan, temos este dia. É uma etapa ideal para fugas, emboscadas e total anarquia, a etapa terá de ser atacada desde cedo e há equipas que estarão interessadas nesse cenário (Astana).
Etapa com constante sobe e desce, apesar de não haver nenhuma contagem de montanha de 1ª categoria, é um dia muito duro, com mais de 4100 metros de subida acumulada.
Serão quatro contagens de montanha, os ciclistas começarão a subir desde bem cedo (Km 48,4), mas serão os últimos 70 quilómetros onde se concentra a dureza, com três contagens de 2ª categoria e um final relativamente duro, apesar de não ser categorizado.






Sprints intermédios:  
- Valle di Cadore (832 m, Km 76.0), 
- Cortina d'Ampezzo (1218 m, Km 103.4).

Subidas categorizadas:  
- Passo della Mauria (3ª Cat., 1300 m, 9.5 Km a 4.5%, Km 48.9), 
- Passo Tre Croci (2ª Cat., 1806 m, 9.1 Km a 6.8%, Km 111.5), 
- Passo Sant'Antonio (2ª Cat., 1478 m, 8.1 Km a 7.8%, Km 147.7), 
- Costalissoio (Bosco dei Giavi) (2ª Cat., 1296 m, 3.7 Km a 7.8%, Km 161.3).

Zona de abastecimento:  
- Vodo di Cadore (938 m, Km 86.7).

Local de partida: Tolmezzo


Tolmezzo é uma cidade italiana da província de Udine, em Friuli-Venezia Giulia. É o centro mais importante de Carnia e é, portanto, considerado a capital.
"Cidade Alpina do ano de 2017", Tolmezzo é uma pequena cidade com um centro histórico que ainda preserva traços de um layout urbano do século XV. Historicamente, a cidade pertenceu aos patriarcas de Aquileia, tornando-se uma cidade italiana em 1866.

Local de chegada:  Sappada


Sappada é uma cidade da província de Udine, no extremo leste dos Dolomitas. A cidade está localizada a uma altitude de 1250 metros. A cidade estende-se ao longo de todo o vale, de leste a oeste, e é flanqueada pelo rio Piave.
Embora Sappada fizesse parte da região italiana de Veneto, historicamente fazia parte da região de Carnia, Friuli. Em 2010, o município pediu formalmente para se tornar parte da Friuli-Venezia Giulia. De acordo com a constituição italiana, os municípios que fazem fronteira com outras regiões ou províncias têm o direito de pedir a incorporação nas entidades vizinhas.

Condições meteorológicas

Há probabilidade elevada de chuva para grande parte do percurso, a temperatura rondará os 10 a 13ºC. O vento vai soprar moderado e pode influenciar o decorrer da corrida.

Favoritos

*** Fuga (Giulio Ciccone, Esteban Chaves, Jan Hirt, Sergio Henao, Robert Gesink, Wout Poels, Ben Hermans, Carlos Betancur, Davide Formolo, Fausto Masnada)
** Simon Yates, Miguel Angel Lopez
* Tom Dumoulin, Domenico Pozzovivo, Thibaut Pinot, George Bennett, Chris Froome

A nossa aposta: Giulio Ciccone
Mais um dia em que a fuga pode ter sucesso e mais uma vez apostamos no jovem Ciccone, será desta que acertamos? Os candidatos a estarem presentes numa fuga, são muitos. Dos que têm liberdade, destacamos outra vez, Giulio Ciccone, um trepador que nos próximos anos estará no Giro para outros voos, este ano, procura etapas.

Outsider: Simon Yates
Depois do ressurgimento de Froome, a Michelton-Scott quererá mostrar força e Simon Yates que já venceu duas etapas, tem aqui uma etapa com um final ao seu estilo.
Caso seja decidida pelos homens da geral, Simon Yates irá atacar, para mostrar força aos adversários e ganhar mais tempo.

Diferenças entre os principais candidatos à geral:
1. Simon Yates (Mitchelton-Scott)
2. Tom Dumoulin (Team Sunweb) a 1’24″
3. Domenico Pozzovivo (Bahrain-Merida) a 1’37″
4. Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) a 1’46″
5. Chris Froome (Team Sky) a 3’10″
6. Miguel Ángel López (Astana) a 3’42″
7. Richard Carapaz (Movistar Team) a 3’56”
8. George Bennett (LottoNL-Jumbo) a 4’04″
9. Pello Bilbao (Astana) a 4’29”
10. Patrick Konrad (Bora-Hansgrohe) a 4’43″
11. Rohan Dennis (BMC) a 5’11”
12. Michael Woods (EF-Drapac) a 5’26”
13. Fabio Aru (UAE Team Emirates) a 5’33″
14. Carlos Betancur (Movistar Team) a 5’39″
15. Ben O'Connor (Dimension-Data) a 5’42″
22. José Gonçalves (Team Katusha) a 10’57″

Seguir em directo: , @giroditalia
(a partir das 12:15, hora de Portugal Continental)



Bruno Dias

Adora ciclismo e tudo o que se relaciona com bicicletas. O mês de maio e julho são sagrados e tem um carinho pelas clássicas da primavera e pela Volta a Portugal. Ao longo dos anos aprendeu a apreciar a Vuelta.

Sem comentários:

Enviar um comentário