Grand Prix Cycliste de Quebec (1.WT) - Antevisão
O World Tour chega ao continente americano para as já habituais rondas canadianas. A primeira é o Grand Prix de Quebéc, prova que se realiza desde 2010. Tanto esta clássica como a próxima em Montréal, foram criadas com o objectivo de preencher o calendário com provas fora do continente europeu e a América do Norte seria, logicamente, um dos locais a ter em conta.
O ciclismo nesta região do mundo tem tido um crescimento exponencial e o número de provas do World Tour por estas bandas deve aumentar nos próximos anos.
Trata-se de uma clássica realizada num circuito, o australiano Simon Gerrans em cinco edições venceu duas, em 2012 e 2014, sendo o único corredor que venceu mais do que uma edição.
História
últimos 10 vencedores
2010 Thomas Voeckler (FRA) Bbox Bouygues Telecom
2011 Philippe Gilbert (BEL) Omega Pharma-Lotto
2012 Simon Gerrans (AUS) Orica-GreenEDGE
2013 Robert Gesink (NED) Belkin Pro Cycling
2014 Simon Gerrans (AUS) Orica-GreenEDGE
2015 Rigoberto Uran (COL) Etixx - Quick Step
2016 Peter Sagan (SVK) Tinkoff Team
Edição 2016 (Top-10)
1 Peter Sagan (Svk) Tinkoff Team 5:07:13 2 Greg Van Avermaet (Bel) BMC Racing Team
3 Anthony Roux (Fra) FDJ
4 Alberto Bettiol (Ita) Cannondale-Drapac
5 Michael Matthews (Aus) Orica-BikeExchange
6 Nathan Haas (Aus) Dimension Data
7 Diego Ulissi (Ita) Lampre - Merida
8 Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
9 Petr Vakoc (Cze) Etixx - Quick-Step
10 Rigoberto Uran (Col) Cannondale-Drapac
Percurso
Circuito de 12,6 Kms, 16 voltas, 201,6 Kms no total
Circuito com algumas dificuldades, principalmente a parte final. O acumular dos quilómetros num constante sobe e desce, também irá fazer os seus estragos.
As maiores dificuldades do circuito encontram-se na parte final do mesmo, com as ascensões da Côte de la Montagne, da Côte de la Potasse, a subida da fábrica e a subida final da meta, o Grand Allée.
Startlist
Favoritos
***** Peter Sagan
**** Michael Matthews, Greg Van Avermaet
*** Sonny Colbrelli, Oliver Naesen, Sep Vanmarcke
** Diego Ulissi, Tony Gallopin, Alberto Bettiol, Nathan Haas, Jasper Stuyven
* Tim Wellens, Tiesj Benoot, Alexis Vuillermoz, Rigoberto Uran, Jan Bakelants, Michael Albasini, Bauke Mollema,Tom Dumoulin, Carlos Barbero, Daryl Impey, Fabio Felline, Petr Vakoc, Arnaud Demare
A nossa aposta: Peter Sagan
O eslovaco venceu a edição do ano passado na sua preparação para o mundial e este ano a ideia deve ser a mesma. O percurso é ideal para as suas características, não é completamente plano mas também não é muito duro.
Outsider: Greg Van Avermaet
O belga é um dos cabeças de cartaz da prova, já ela recheada de grandes nomes. O percurso se fosse um pouco mais duro assentava-lhe melhor, no entanto, a sua capacidade para ler a corrida permitindo-lhe estar nos movimentos certos, boa ponta final e apoio de uma das melhores equipas, tornam-no favorito.
Post a Comment