Tour 2015 - Antevisão 8ª Etapa
A oitava etapa será marcada pelo final no Mur de Bretagne, uma subida curta mas que fará uma selecção. Final ideal para os especialistas das clássicas das Ardenas.
Perfil 8ª etapa |
Cidade de partida: Rennes
Porte Modelaise - No centro de Rennes |
Rennes é a maior cidade da Bretanha, sendo também a sua capital. É considerada uma cidade estudantil, em 2012 contava com mais de 63000 estudantes universitários. Também em 2012 foi considerada pela revista L'Express a melhor cidade francesa para viver.
A cidade integra a rede francesa de Cidades e Terras de Arte e História e conta com oitenta e cinco edifícios (ou parte deles como as fachadas) classificados como monumentos históricos. Tem também um vasto património religioso, entre os quais, a Catedral Saint-Pierre de Rennes, uma das nove catedrais históricas da Bretanha.
Cidade de chegada: Mûr de Bretagne
Placa a indicar o Mur de Bretagne |
O Mur de Bretagne é uma pequena vila Bretã de pouco mais de 2000 mil habitantes. A vila está ligada ao ciclismo através da sua subida, que apesar de curta é denominada por Alpe d'Huez da Bretanha. São cerca de 2 quilómetros com uma pendente média de 6,9%.
Em 2011 foi palco do final de etapa. Cadel Evans, que viria a vencer a prova, venceu a etapa à frente de Alberto Contador.
Últimos 5km |
A etapa percorrerá a bela paisagem da Bretanha. As dificuldades não são muitas, apenas duas contagens de montanha. A primeira é de quarta categoria aos 99,5 quilómetros, a segunda coincide com o final, é de terceira categoria, no Mur de Bretagne.
Perfil do último quilómetro |
Os favoritos:
A Peter Sagan tem faltado sempre alguma coisa para vencer uma etapa. Será no Mur de Bretagne que vai conseguir acabar com a 'maldição'?
Alejandro Valverde desiludiu no Mur de Huy, já fez questão de afirmar que neste final pretende lutar pela vitória.
Joaquim Rodriguez venceu no Mur de Huy e com este final poderá conseguir a segunda vitória desta edição.
Chris Froome mostrou-se muito forte no Mur de Huy, foi segundo batido por Joaquim Rodriguez que é um especialista neste tipo de chegada.
Dan Martin, tem aqui uma chegada ao seu estilo, tem-se mostrado pouco. Aliás a Cannondale-Garmin tem estado bastado apagada.
Tony Gallopin está em boa forma, mostrou-o no Mur de Huy, é um dos homens a seguir com atenção neste final de etapa.
***** Alejandro Valverde
**** Joaquim Rodriguez, Peter Sagan
*** Chris Froome, Tony Gallopin, Dan Martin
** Rui Costa, Alexis Vuillermoz, Vincenzo Nibali
* fuga
A nossa aposta: Alejandro Valverde
Surpresa: Alexis Vuillermoz
Post a Comment