Header Ads

Volta à França 2024 - Antevisão 12ª etapa

Depois de uma etapa épica (a melhor do ano até ao momento), temos nova oportunidade para os homens rápidos.


Aurillac - Villeneuve-sur-Lot, 203,6 Km



É uma etapa ondulada principalmente na parte inicial, mas as dificuldades não são tão complicados ao ponto de eliminar os sprinters. A segunda metade da etapa é ainda mais suave que a primeira, o sprint intermédio é um dos poucos mais interessantes do dia, a luta pela camisola verde está a aquecer, Philipsen ainda está na luta.
Não há muito a dizer sobre esta etapa, uma curiosidade, esta região de França é conhecida pela sua excelente gastronomia.

Final

A aproximação à meta é bastante técnica com diversas rotundas. Já dentro dos 2 Km finais, antes da passagem pela ponte, há uma viragem de 90º para a direita. Logo após a ponte, antes da Flamme Rouge há uma viragem rápida para a esquerda e entram na reta final.


Condições meteorológicas

23ºC no inicio, 30ºC na chegada.
Tempo seco.
Vento fraco.



Favoritos

Há uma equipa que vai garantir uma chegada ao sprint, Alpecin-Deceuninck. A equipa belga venceu a 10ª etapa e a confiança é enorme, ainda por cima a luta pela camisola verde ainda está em jogo e portanto, eles vão querer um sprint massivo sim ou sim.
Outras equipas acabarão por ajudar à perseguição entre elas a Jayco-Alula e Lotto-DSTNY. É natural que uma fuga se forme na parte inicial da jornada, mas não é uma certeza, vivemos tempos em que as fugas neste tipo de etapas deixaram de ser uma tradição. 

Jasper Philipsen
Venceu o último sprint, sem irregularidades e com um grande van der Poel a lançá-lo. A receita para hoje deverá ser a mesma, parte como principal candidato a vencer, parece estar a crescer de forma conforme o Tour avança.

Dylan Groenewegen
O Tour de Groenewegen é a imagem fiel dos últimos anos dele. Tem velocidade para bater qualquer um, mas em cinco sprints fez um em condições.
Em termos de potência pura, poucos se comparam a Groenewegen.

Arnaud De Lie
Realizou bons sprints até ao último, em que se perdeu no posicionamento. É natural que comece a sentir os dias, esta é a primeira grande volta da sua carreira.
Vencer vai ser complicado, o perfil da chegada é demasiado plano.

Biniam Girmay
Duas vitórias, camisola verde e um comboio de lançamento muito bom: Rex, Teunissen e Thijssen. Não há motivos para não o colocar entre os principais favoritos a ganhar, provavelmente preferia um sprint com um bocadinho de mais dificuldade, mas o eritreu neste Tour tem estado monstruoso.

Fabio Jakobsen
Se aguentar ao perfil mais ondulado da primeira metade tem aqui uma boa oportunidade de mostrar que não está acabado.

Mark Cavendish
Venceu a 35ª e não esteve perto da 36ª. Tem estado aos papeis com o posicionamento o que é estranho, tem um excelente comboio com muita experiência: Ballerini, Bol e Morkov.

Alexander Kristoff
Dificilmente ganhará mas o velho e fiável Kristoff é um seguro de vida para uma equipa como a Uno-X.

Phil Bauhaus
Um dos melhores sprinters a escolher a roda certa, não é um prolifero vencedor mas é fiável. Em condições normais estará no top-10.

Fernando Gaviria
Sinceramente tem sido das boas surpresas deste Tour. Já fez vários sprints muito bons, o que nos leva a concluir que já não é um golpe de sorte. Gaviria está no caminho certo, claro que ganhar ainda é improvável mas os sinais são positivos.

Pascal Ackermann
Está em grande forma, fez uma etapa de terra batida inacreditável e na 10ª etapa apenas foi batido por Girmay e Philipsen. Parece um ciclista renovada na Israel, recuperou a confiança e começa a ser um sério candidato a bater o pé aos favoritos neste tipo de chegadas.

Sam Bennett
Na última chegada ao sprint foi 6º, parece estar a melhorar.

 Philipsen, Girmay
★ Groenewegen, Gaviria, Cavendish, Ackermann
★ Kristoff, Bennett, Bauhaus, Jakobsen, De Lie

A nossa aposta: Jasper Philipsen
Joker: Sam Bennett

Seguir em direto: #Tour, #TDF2024, #TDF
TV: 
Eurosport 1 - 11:45 WEST
RTP 2  - 14:30 WEST

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.