Header Ads

La Vuelta a España 2023 - Antevisão da 2ª etapa

Depois do espetáculo de circo de ontem nas ruas de Barcelona, a Vuelta volta às ruas da cidade condal para um final que se espera bem mais bonito e interessante.

Mataró > Barcelona 168,4 Km




Partida no porto catalão de Mataró e começam logo a subir o Coll de Sant Bartomeu (6,4 Km a 4,9%).
Seguem-se 50 Km tranquilos até ao sopé da subida de 2ª categoria, o Coll d'Estenalles (12,9 Km a 3,9%).
Descida para Manresa, o terreno apesar de não ser plano, não tem subidas duras que possam fazer diferenças, dos 135 Km até ao inicio de Montjuic o terreno é totalmente plano.

Via Molins de Rei e Llobregat os pilotos entram em Barcelona, ​​onde começa a final em Montjuïc. Uma final que não conta muitos altímetros, mas onde os perfuradores fazem valer o seu dinheiro e podem levar imediatamente uma tacada na classificação geral.

Final

A subida ao castelo de Montjuïc tem 2,5 Km de extensão no total a 4,5%, mas a parte mais complicada são os 700 m finais, que são acima dos 10%. Ideal para um ataque, o topo de Montjuic está a 3 Km da meta.


Condições meteorológicas

A chuva deverá aparecer ao longo da etapa, inclusive na parte final.
Temperatura a rondar os 19ºC.
Vento fraco.



Favoritos


Bryan Coquard
A grande questão é se ele vai ser capaz de aguentar em Montjuic, vai depender muito de como as equipas dos homens da geral irão abordar a subida. Se for realizada a full gas, os sprinters não têm hipóteses, se houverem ataques entre os homens da geral também vai ser complicado para os velocistas, mas se a corrida for em ritmo controlado então os sprints podem sobreviver.

Kaden Groves
Basicamente aplica-se o mesmo que no caso de Coquard, sendo que Groves é um pouco mais pesado e por essa razão a probabilidade ainda se reduz mais. Caiu ontem no contra-relógio, o que piora as suas hipóteses.

Marijn Van der Berg
É mais versátil que Coquard, mas tal como ele vai depender de como será abordada a subida pelas equipas da geral.
Tem um sprint menos potente que Groves.

Oier Lazkano
Pode ser uma das apostas da Movistar para este final, Lazkano é uma das revelações do ano, campeão espanhol e que gosta deste tipo de terreno quebradiço.
Venceu na Vuelta a Burgos numa etapa com terreno relativamente parecido. Garcia Cortina é uma outra opção para a equipa espanhola.

Primoz Roglic
Perdeu 26 segundos para Evenepoel, nada de preocupante, mas este tipo de etapas são as que o esloveno gosta, com uma subida final explosiva onde pode aplicar a sua tremenda aceleração, sendo que desta vez há uma curta descida até à meta.
Caso seja decidida num grupo reduzido, o esloveno é um sério candidato. Será interessante ver a dinâmica entre ele e Vingegaard neste final.

Remco Evenepoel
Tem melhorado muito no sprint, resta saber se vai ser ele a tomar a iniciativa em Montjuic ou vai adotar uma tática defensiva.

Juan Ayuso
Também tem uma boa ponta final, juntamente com Roglic e Evenepoel será favorito a ganhar caso a decisão seja num grupo reduzido de homens da geral.

Romain Gregoire
Um ciclista que tem tudo para ser o sucessor natural de Alaphilippe. Esta etapa vai ser um bom teste para ele.

★★★ Roglic
 Evenepoel, Ayuso, Gregoire
★ Groves, Lazkano, Garcia Cortina, Coquard, M. van der Berg

Joker: Oier Lazkano

Seguir em direto:  #LaVuelta23, #LaVuelta, #LaVuelta2023
TV:  Eurosport 1 (13:30, PT)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.