Header Ads

Volta à França 2023 - Antevisão da 3ª etapa

Terceira jornada basca, num dia que começa em território espanhol e termina já em França, em Bayonne.

Amorebieta - Bayonne, 187,4 Km

Primeiro dia adequado aos velocistas. Algumas subidas no percurso mas estão longe da meta, que já será em território francês (últimos 50 Km).

As principais dificuldades estão colocadas na primeira metade da etapa. Nada que deva assustar os sprinters do pelotão. O vento pode ser um fator a ter em conta. A partir dos 40 Km o percurso percorrerá a costa do golfo da Biscaia, onde passam por San Sebastian e atravessam a fronteira para França.

As subidas no menu são:
Km 13.8  Côte de Trabakua: 4.2 Km a 5.4% 
Km 32.8 Côte de Milloi: 2.3 Km a 4.5% 
Km 70.9 Côte d'Itziar:  5.1 Km a 4.6% 
Km 102  Côte d'Orioko Benta: 4.6 Km a 6.3%

Últimos Km

As várias rotundas ao entrar na cidade podem causar problemas, esperemos que não hajam quedas. 
A 2 Km há uma curva em cotovelo para a direita, o posicionamento é fundamental. O último Km não tem grande problemas, o sprint é feito em ligeira curva (300 metros da meta) para a esquerda.




Condições meteorológicas

Céu nublado, mas não é esperada chuva.
21ºC. 
Vento fraco de norte.

Cenários

Sprint ou fuga?

Há demasiadas equipas com interesse numa chegada em pelotão compacto: Alpecin, Soudal, Lotto, Lidl-Trek e DSM. Os últimos 90 Km são propícios para a perseguição, as equipas dos sprinter só têm de garantir que a fuga não é numerosa nem forte.

Favoritos

Jasper Philipsen
O melhor sprinter da atualidade, com um comboio potente para o lançar: Sinkeldam, Rickaert, van der Poel.
Jasper Disaster vai ter um lançador de luxo, o seu nome é van der Poel. A forma é uma incógnita, ao fim de duas etapas os sprinters ainda não puderam mostrar grande coisa, os sprints intermédios na nossa opinião não é um barómetro fiável.

Fabio Jakobsen
Um dos melhores sprinters dos últimos dois anos, campeão europeu em título. A sua potência é extraordinária e também conta com um comboio muito bom: Cavagna, Lampaert e Morkov.

Wout Van Aert
Ficou frustrado ontem, devia ter ganho. Por vezes as frustrações são transformadas em força e os resultados aparecem. A grande dúvida é saber se irá ao sprint.
Não tem comboio, Laporte é a melhor ajuda, mas ele também não é dos que precisa, é dos melhores a colocar-se.

Caleb Ewan
Ao contrário de Van Aert, Caleb Ewan é dos piores que posicionam e além disso cai bastante. A Lotto trouxe uma equipa praticamente toda focada nele: Eenkhoorn,Vermeersch, Guarnieri e De Buyst (caiu ontem, não sabemos o estado físico dele).

Mads Pedersen
Sprinter versátil, que ao longo do tempo tornou-se num sprinter feroz. No Giro esteve um pouco abaixo daquilo que esperávamos. Tem um comboio pequeno: Stuyven e Kirsch.

Biniam Girmay
Uma das novas estrelas do ciclismo, que pensávamos que podia evoluir para um ciclista mais versátil mas que em vez disso está a tornar-se num sprinter puro. A experiência de Teunissen pode ser muito importante para ele no lançamento.
Dispõe do seguinte comboio: Petit, Smith e Teunissen.

Dylan Groenewegen
Bem colocado e com pernas, é praticamente imbatível. Mas tal como o seu colega Simon Yates, Groenewegen é o bipolar dos sprinters, capaz de sprints arrasadores onde consegue espetar 3 bicicletas no 2º classificado como sprinta para 15º lugar no dia seguinte.
Tem um comboio limitado: Reinders, Juul-Jensen e Mezgec.

Mark Cavendish
Está nesta lista porque pode fazer história. Que venha a 35ª.
Bol é o lançador.

Phil Bauhaus
Não acreditamos muito nele, mas é quando não acreditamos em bauhaus que ele saca uma vitória. Arndt é o lançador.

Sam Welsford
Neste já acreditamos mais, é um sprinter potente que evoluiu tremendamente nos últimos tempos. Impressionou num dos sprints intermédios, mas como escrevemos antes não os usamos como barómetro. Comboio da DSM: Edmondson e Eekhoff.

 Philipsen
 Jakobsen, Groenewegen
 Ewan, Welsford, Girmay, Van Aert, Bauhaus, Cavendish

A nossa aposta: Jasper 'Disaster' Philipsen
Joker: Sam Welsford

Seguir em direto: #Tour, #TDF2023, #TDF
TV: 
Eurosport 1 - 11:45 WEST
RTP 2  - 14:30 WEST


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.