Header Ads

Giro d'Italia 2022 - Antevisão da 10ª etapa

Depois do dia de descanso, os ciclistas regressam às estradas italianos, num dia que tem um final bastante traiçoeiro.

Pescara - Jesi, 196 Km


Os primeiros 100 Km desta etapa são planos ao longo da costa, terminando com o primeiro sprint intermediário em Civitanova Marche, onde começa a primeira subida do dia, Crosette di Montecosaro (8,2 Km a 2,7%). 
Uma descida muito curta levará os ciclistas à próxima subida, a mais dura do dia, Recanati (3,4 Km a 6,9%), com uma rampa de 500 m a 13,8% no meio. O que se segue é uma longa seção de terreno ondulado, não ideal para perseguir, mas também não particularmente difícil. Aqui e ali há algumas rampas curtas, o mais importante é o segundo sprint intermediário em Filottrano, cidade natal de Michele Scarponi. 



Últimos Km
A última subida categorizada está colocada perto da meta, Monsano (4,2 Km a 4,2%), tem uma secção de 1000 metros a 7%, ideal para ataques. Do topo para a meta são 8,5 Km, a maioria a descer.



Condições meteorológicas

Sol. 
27ºC.
Vento fraco a moderado de norte.

Favoritos

Fuga
É uma possibilidade forte. A Alpecin-Fenix e Intermarché-Wanty são a chave do sucesso da mesma, veremos também como a Groupama-FDJ irá defender a camisola Ciclamino.

Sprinters
Se a etapa não for muito atacada, então os sprinters têm hipóteses de disputar a vitória. No entanto, com van der Poel e Girmay em prova, o mais provável é vermos uma corrida muito ofensiva porque as vitórias estão cada vez mais difíceis.
Dos sprinters, Cavendish deve ser o mais fácil de eliminar e Ewan também não tem estado forte neste terreno desde a queda. Gavíria, Nizzolo e Démare são ciclistas que poderão aguentar melhor a dureza do percurso.

Mathieu van der Poel
Esta etapa é perfeita para ele, é seletiva mas sem ser demasiado dura. Contra ele está o facto de ser um ciclista muito marcado e por isso tem de ser ele a ter a carga de trabalho mais pesado nos grupos onde está.

Biniam Girmay
Está em duas frentes: ganhar uma etapa e luta pela Ciclamino. Por essas duas razões, o eritreu tem de se mexer neste dia e é quase certo que esta é uma das etapas marcadas por ele e pela equipa para tentar ganhar. 

Magnus Cort
Tem passado ao lado deste Giro. Esta é mais uma etapa perfeita para ele, mas a confiança é pouca.

Mauro Schmid
Na etapa de Nápoles mostrou-se muito forte, é um bom candidato da QuickStep para esta etapa. 

Ulissi/Covi
A UAE tem dois ciclistas que adorarão este perfil de etapa, Covi e Ulissi são explosivos e têm uma boa ponta final em grupos reduzidos.

Andrea Vendrame
Mais um ciclista que adora este tipo de perfil de etapa, mais para puncheurs do que para sprinters. Na edição de 2021 venceu uma etapa um pouco mais dura do que esta.

★★★★ Girmay
★★★ van der Poel
★★ Cort, Covi, Ulissi, Vendrame, Schmid
★ Rota, Gaviria, Bauhaus, Ewan, Nizzolo, Albanese, Tesfatsion, Tulett, Oldani, Theuns, Vliegen, Conti, Démare

A nossa aposta: Biniam Girmay
Joker: Vincenzo Albanese

Seguir em direto: #Giro2022, #Giro, #Giro105
TV: Eurosport 1 (11:10, PT)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.