Header Ads

Volta à Romandia (2.WT) - Antevisão

75ª edição da Volta à Romandia, desde 1947 que se disputa e tem como cenário a região suíça com o mesmo nome. A prova disputa-se tradicionalmente antes da primeira grande volta do ano, o Giro d'Italia, que faz com que a mesma tenha um atrativo adicional, já que alguns dos que estarão na prova italiana estarão aqui a testar as pernas.
A lista de vencedores é de luxo, nomes como Gino Bartali, Eddy Merckx, Felice Gimondi, Giuseppe Saronni, Stephen Roche, Claude Criquielion, Tony Rominger, Laurent Jalabert, Bradley Wiggins, Chris Froome, Nairo Quintana e Primoz Roglic constam nela.
Os italianos são aqueles que venceram, mais vezes a prova, com 13 triunfos na geral, seguidos dos suíços com 12 e os franceses com 10 vitórias.

História

últimos vencedores
2009 Roman Kreuziger (CZE) Liquigas
2010 Simon Špilak (SLO) Lampre–Farnese Vini [1]
2011 Cadel Evans (AUS) BMC Racing Team
2012 Bradley Wiggins (GBR) Team Sky
2013 Chris Froome (GBR) Team Sky
2014 Chris Froome (GBR) Team Sky
2015 Ilnur Zakarin (RUS) Team Katusha
2016 Nairo Quintana (COL) Movistar Team
2017 Richie Porte (AUS) BMC
2018 Primoz Roglic (Slo) LottoNL-Jumbo
2019 Primoz Roglic (Slo) Jumbo-Visma
2021 Geraint Thomas (Gbr) Ineos

Percurso



  26/04 Prólogo | Lausanne - Lausanne (5.12 Km)
 27/04 Etapa 1 | La Grande Beroche - Romont (178 Km)
 28/04 Etapa 2 | Échallens - Échallens (168.2 Km)
 29/04 Etapa 3 | Valbroye - Valbroye (165.1 Km)
 30/04 Etapa 4 | Aigle - Zinal (Val d'Anniviers) (180.1 Km)
  01/05 Etapa 5 (ITT) | Aigle - Villars (15.84 Km)

Não há dias fáceis na Romandia, os velocistas não terão muitas oportunidades, ao contrário dos puncheurs que têm várias chances A prova deverá ser decidida nos últimos dois dias com o final em Zinal que deverá fazer diferenças importantes. No último dia na região de Aigle, bem perto da sede da UCI, temos o contrarrelógio individual que decidirá aquilo que ficou por decidir no dia anterior.

Perfis

  26/04 Prólogo | Lausanne - Lausanne (5.12 Km)


Prólogo curto e praticamente plano mas com muitas curvas, mais parece uma gincana. Entre os homens da geral não deverão haver diferenças significativas.

 27/04 Etapa 1 | La Grande Beroche - Romont (178 Km)


Uma das etapas mais acessíveis da prova, mas com mais de 2500 metros de subida acumulada. Puncheurs e sprinters versáteis têm aqui uma oportunidade importante. O último Km é em subida.

 28/04 Etapa 2 | Échallens - Échallens (168.2 Km)


Esta é talvez a que melhor se adapta aos sprinters, mas mesmo assim há dificuldades no percurso que podem eliminar possíveis candidatos.

 29/04 Etapa 3 | Valbroye - Valbroye (165.1 Km)


Etapa serrote, constante sobe e desce durante toda a etapa. Etapa para puncheurs e os homens da geral, as duas subidas finais são seletivas e estão nos últimos 20 Km da etapa, dia que pode marcar diferenças.

 30/04 Etapa 4 | Aigle - Zinal (Val d'Anniviers) (180.1 Km)


Etapa de alta-montanha, que tem tudo para marcar diferenças grandes, contempla seis contagens de montanha. A subida final tem 28 Km de extensão, bastante irregular, que com o desgaste anterior promete dar espetáculo.

  01/05 Etapa 5 (ITT) | Aigle - Villars (15.84 Km)


Contrarrelógio individual de 15,8 Km. Os primeiros 5 Km são planos e restantes 10,8 Km são a 8%, os trepadores são beneficiados.
Resta saber se os ciclistas optarão por trocar de bicicleta quando começar a subida.

Startlist

Aqui

Favoritos

Ineos
Equipa forte, mas temos sérias dúvidas se tem alguém fiável para a geral. Geraint Thomas tem feito uma temporada a gregário, veremos se é o líder nesta prova e se tem capacidade para levar a equipa à vitória. Lucas Plapp pode ser um plano B interessante.
Ethan Hayter tem diversas oportunidades, tirando as últimas duas etapas, o ciclista britânico é candidato a ganhar as outras.

Bahrain
Uma das melhores equipas da atualidade e o bloco que apresenta aqui demonstra isso mesmo. Damiano Caruso está entre os melhores trepadores e o contrarrelógio final é perfeito para ele. Dylan Teuns, Gino Mader e Hermann Pernsteiner são suportes de grande qualidade e que podem ter as suas oportunidades.

Israel
Jakob Fuglsang ou Michael Woods? Quem será o líder?
Os dois mostraram na LBL que estão em forma e podem lutar pelo pódio aqui. O contrarrelógio final não é plano, o que satisfaz os dois.

Bora-Hansgrohe
Apresentam uma equipaça. Sérgio Higuita voltou à forma na LBL e Aleksandr Vlasov tem realizado uma temporada muito boa.
O russo pelo o que tem mostrado este ano, tanto a subir como no contrarrelógio é o favorito nr. 1.

Groupama-FDJ
Thibaut Pinot regressou às vitórias nos Alpes e revelou que quer estar entre os primeiros aqui, também apontou a etapa de sábado como objetivo.
Michael Storer também esteve forte nos Alpes e espera-se que esteja entre os melhores aqui, veremos como se defende nos contrarrelógios.

UAE
Muita qualidade no bloco, resta saber se há disposição de trabalhar em conjunto. Em teoria Brandon McNulty devia lutar pela vitória aqui, muito bom com a cabra e este ano tem subido bem, mas é um ciclista irregular.
Juan Ayuso é a nova estrela em ascensão, mas trabalhar para os outros é coisa que lhe custa.
Marc Hirschi tem algumas oportunidades para ganhar etapas, a forma dele é decente.

Ion Izagirre
Boa temporada até ao momento, na Itzulia esteve muito forte e aqui também costuma andar bem. Defende-se bem nos contrarrelógios e na montanha também.
Candidato ao pódio.

Ben O'Connor
Mais um australiano que pouco a pouco foi-se afirmando e hoje em dia é sempre um candidato a estar no top-10 em qualquer prova por etapas.
Na Catalunha andou muito bem e aqui lidera a Ag2R.


★★★★★ Vlasov
★★★★ O'Connor, Caruso
★★★ Higuita, McNulty
★★ Izagirre, Storer
★ Pinot, Ayuso, Fuglsang, Woods, Thomas

A nossa aposta: Aleksandr Vlasov
Joker: Thibaut Pinot

Seguir em directo: @TourDeRomandie#TDR2022
Eurosport 2 (14:30, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.