Header Ads

Strade Bianche (1.WT) - Antevisão


'Strade Bianche', traduzido do Italiano para Português significa, 'Estradas Brancas', que não são mais do que secções em terra batida e gravilha, que em italiano é, sterrato, que marcam e tornam esta prova única.

Prova bastante jovem, a primeira edição em 2007 com o nome de Monte Paschi Eroica, ao longo dos anos tem encantado os aficionados da modalidade. As razões são várias, desde as famosas secções em sterrato, passando pelas paisagens deslumbrantes da Toscânia, até às subidas íngremes e explosivas que fazem a delícia de quem vê a prova. Juntamente com a Tro-Bro Léon (Bretanha, França) são provas completamente distintas de tudo o que há no calendário. Porém desde a primeira edição que a prova italiana consegue atrair alguns dos melhores corredores do pelotão internacional, ao contrário da francesa. Em 2009, 2010 e 2011, passou a designar-se Montepaschi Strade Bianche, até que em 2012 já não teve o patrocínio da Montepaschi, ficando apenas e só com o nome, Strade Bianche.
Com as suas estradas brancas de sterrato, as várias subidas e o final na bela Siena, faz com que a prova atraia os especialistas de clássicas do pavé, das Ardenas e corredores das corridas por etapas, incluindo grandes voltas. 

A chegada a Siena é também peculiar, a subida final em pleno centro histórico e meta colocada numa das mais belas praças italianas, a Piazza del Campo, fazem com que o final, não seja mais do que um desfecho épico depois de um dia percorrido pelas paisagens gloriosas da Toscânia.

História




Percurso

Siena (Fortezza Medicea) > Siena (Piazza del Campo), 184 Km

O percurso ondulado sem subidas longas, mas com ascensões curtas e explosivas marcam a prova, principalmente nas zonas em sterrato. São cerca de 63 km de estradas em sterrato, divididos em 11 setores (oito deles também presentes no percurso de Elites femininas). A prova parte de Siena (Fortezza Medicea), os primeiros Km são de constante sobe e desce em asfalto. O primeiro sector aparece ao Km 17,6 e são 2,1 Km de extensão completamente planos. Poucos quilómetros à frente aparece o Sector 2 (4.7 Km), onde está a primeira grande dificuldade, uma longa subida com partes a mais de 10%. O percurso passará então por Radi, onde se inicia o Sector 3 (4.4 Km) e imediatamente a seguir passam pelo Sector 4 (5.5 Km,) sem gradientes significativos. 
A dificuldade seguinte é o Montalcino (4 Km a 5%), esta em asfalto. Depois de Torrenieri os ciclistas enfrentarão os Sectores 5 (11.9 Km) e 6 (8 Km) com apenas 1000 metros de asfalto entre eles. Ambos são duros, explosivos, sinuosos e com constantes subidas e descidas. Após a segunda passagem por Buonconvento, o abastecimento estará posicionado em Ponte d'Arbia, ao Km 103,3 . 

Logo de seguida, os corredores chegam a Monteroni d'Arbia que marca o começo do Sector 7 de San Martino em Grania (9.5 Km). É um setor longo com sobe e desce contínuo.
Em Ponte del Garbo (Asciano) começa o sector 8, o mais duro da corrida, com 11,5 Km de extensão, caracterizada por ter subidas duras, sendo que as mais importantes estão perto do Monte Sante Marie. Este é o sector que Fabian Cancellara decidiu dar o seu nome depois de vencer pela 3ª vez.
Depois de Castelnuovo Berardenga há um sector muito curto (300 metros), antes de enfrentar o 'verdadeiro' Setor 9, que também não é muito longo, são apenas 800 metros, mas tem um rampa com um gradiente de dois dígitos antes de voltar ao asfalto em Vico d'Arbia. Em seguida vem o penúltimo Sector, com 2,4 Km, onde está situado o Colle Pinzuto (com gradientes até 15%). Alguns quilómetros depois, os ciclistas enfrentam o 11º e último Sector (1.1 Km) marcado pela sequência de uma descida  por uma subida muito explosiva (máx. 18%) que acaba em Tolfe. A partir daqui são apenas 12 Km que separam os ciclistas da meta na Piazza del Campo, Siena.


O último quilómetro em Siena é duro. A 900 metros da meta a estrada começa a empinar e de que maneira, com uma parede de 9%, na Via Esterna di Fontebranda.
A 500 metros da meta, os corredores apanham inclinações superiores a 10%, na Via Santa Caterina, é onde atingem o gradiente mais elevado, 16%. Até aos últimos 150 metros o terreno contínua a subir, ao virar para a Piazza del Campo, a última curva (direita) é muito apertada e já decidiu vencedores, por exemplo em 2016, Cancellara fez uma linha de trajetória melhor, que lhe permitiu defender-se e ganhar a prova a Stybar.

Sectores de sterrato:
1. "Vidritta", do km 17,6 ao km 19,7 - extensão. 2,1 km
2. Bagnaia, do km 25 ao km 30,8 - extensão. 5,8 km
3. Radi, do km 36,9 ao 41,3 km - extensão. 4,4 km,
4. La Piana, do km 47,6 ao km 53,1 - extensão. 5,5 km
5. Lucignano d'Asso, do km 75,8 ao km 87,7 - extensão. 11,9 km
6. Pieve a Salti, do km 88,7 ao km 96,7 - extensão. 8,0 km
7. S. Martino in Grania, do km 111,7 ao km 121,2 - extensão. 9,5 km
8. Fabian Cancellara (Monte Sante Marie), do km 130 ao km 141,5- extensão. 11,5 km
9. Monteaperti, do km 160 ao km 160,8 - extensão. 0,8 km
10. Colle Pinzuto, do km 164,6 ao km 167 - extensão. 2,4 km
11. Le Tolfe, do km 171 ao km 172,1 - extensão. 1,1 km
Total: 63 km


Startlist

Aqui
 

Condições atmosféricas
 
Não deve chover, mas choveu nos dias anteriores por essa razão o sterrato deverá estar húmido. Temperatura a rondar os 8ºC.
Vento vai soprar moderado a forte de nordeste.

Favoritos

Julian Alaphilippe
Já venceu uma edição, sem Van Aert e van der Poel teoricamente é o maior favorito. Começou o ano relativamente bem e parece pronto para voltar a triunfar na Piazza del Campo.
A QuickStep ainda tem Asgreen que pode ser um plano B, apesar de ter começado o ano bastante longe da melhor forma. Atenção a Mauro Schmid, adora sterrato como mostrou no Giro 2021.

Tadej Pogacar 
O esloveno assumiu que a Strade Bianche é uma das provas que gostaria de ganhar e quando ele diz isso, é mau sinal para os adversários. Tem experiência neste terreno, é campeão esloveno de CX e no ano passado mostrou que é um percurso que lhe assenta bem.
No UAE Tour esteve imperial e aqui se estiver num bom dia é praticamente impossível de ser batido, mesmo para Alaphilippe. Sobe, rola, é explosivo e tem uma boa ponta final.
A UAE está imparável, atenção a Alessandro Covi.

Tiesj Benoot  
Apareceu na Omloop com umas pernas que lembrou outros tempos. Ele adora esta prova, já a venceu e este ano volta a estar entre os principais favoritos. A Jumbo-Visma ainda tem Milan Vader (campeão holandês de MTB), será interesse ver como se porta num terreno que lhe deve agradar.

Bahrain 
Matej Mohoric e Pello Bilbao são dois ciclistas que podem estar na decisão. O esloveno está no seu terreno e mostrou um bom nível neste inicio de ano. Em relação ao basco, começou o ano muito forte e no ano passado mostrou que pode fazer um bom resultado nas estradas brancas da Toscana.

Tim Wellens
Começou o ano como sempre, a voar, mas passam os dias e parece que perde força. Entretanto teve de abdicar da Omloop por doença, não sabemos se está totalmente recuperado.
Mesmo assim, Tim Wellens é um ciclista que neste terreno pode fazer estragos e costuma ser muito ofensivo. 

Benoit Cosnefroy
A Citroen-Ag2r tem Greg Van Avermaet, mas o belga em provas com muito acumulado já não é o que era. A equipa francesa tem Benoit Cosnefroy, que na Drome Classic mostrou estar em boa forma, foi mais forte do que Alaphilippe. Veremos como se adapta a este piso.

Michael Gogl
O austríaco tornou-se um especialista na prova, nas duas últimas edições fez top-10. Tem a obrigação de substituir van der Poel, a responsabilidade é grande apesar de ninguém lhe pedir uma vitória, mas um top-10 é mais uma vez possível.

Alejandro Valverde
Temos dúvidas que possa fazer frente a Pogacar ou Alaphilippe, mas se não chover o murciano pode estar no top-10. A forma é boa e o terreno adequa-se a ele.

Outros: Greg Van Avermaet, Jakob Fuglsang, Benoit Cosnefroy, Alessandro Covi, Quinn Simmons, Lorenzo Rota, Jonathan Narvaez, Milan Vader

 ★★★ Pogacar
 ★★ Alaphilippe, Benoot
★ Van Avermaet, Mohoric, Wellens, Gogl, Valverde, Fuglsang, Bilbao

A nossa aposta: Tadej Pogacar
Joker: Michael Gogl


Prova feminina

Siena (Fortezza Medicea) > Siena (Piazza del Campo), 136 Km
setores:
1. Vidritta (2,1 Km)
2. Bagnaia (5,8 Km)
3. Radi (4,4 Km)
4. La Piana (5,5 Km)
5. San Martino in Grania (9,5 Km)
6. Monteaperti (0,8 kKm)
7. Colle Pinzuto (2,4 Km)
8. Le Tolfe (1,1 Km)
Total: 31,4 Km

 ★★★ Van Vleuten
 ★★ Niewadoma, Longo-Borghini
★ Vos, Vollering, Ludwig, Garcia, Kopecky, Moolman-Pasio, Broek-Blaak

Seguir em direto: @StradeBianche, #StradeBianche
Eurosport 1 (a partir das 12:50, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.