Header Ads

Vuelta a España 2021 - Antevisão da 18ª etapa

Segundo dia nas montanhas das Astúrias, com final no infame Gamoniteiro. Esta é a última oportunidade para os escaladores fazerem a diferença.

Salas - Altu d'El Gamoniteiro 162,6 Km



Esta é a etapa rainha da prova, são quase 5000 metros de subida acumulada e com um final que promete deixar muita gente apeada.
Os primeiros 44 Km são em falso plano, em La Riera começa a primeira subida do dia, San Lorenzo.

Puertu de San Llaurienzu

É uma ascensão dura mas muito irregular, com três partes bem definidas com rampas constantemente acima dos 10% e separadas entre si por zonas planas e até descida. A primeira parte são os três primeiros Km, a segunda parte é entre os 5 e 7,5 Km e a terceira parte são os últimos 1500 metros.


A descida é longa mas pouco técnica.

Alto de la Cobertoria

Uma das subidas mais conhecidas das Astúrias, com 7,9 Km de extensão a 8,6%. Tirando o primeiro Km que é o mais suave, o resto da ascensão é sempre a rondar os 10% com algumas rampas bem acima desse valor.

Descida de 10 Km, técnica e com a chuva pode-se tornar perigosa. Seguem-se 28 Km no vale até ao inicio da ascensão ao Altu la Sega o del Cordal (12,2 Km a 3,8). O grande problema não está na subida do Cordal mas na sua posterior descida até ao inicio do Gamoniteiro, é técnica, traiçoeira e com piso complicado, juntando a chuva então temos potenciais problemas.

Altu d'El Gamoniteiru

O Gamoniteiro é uma das subidas mais duras presentes no ciclismo profissional, rivaliza com o Angliru, Zoncolan e Mortirolo. São 15,1 Km a 9,7%. As partes mais duras da subida são entre os 2 e 7,5 Km e entre os 9,5 e a meta, nestes dois trechos as percentagens são constantemente acima dos 12%. 



Condições meteorológicas

Chuva. 
18ºC.
Vento fraco.

Favoritos

50/50 para o sucesso da fuga. A Jumbo-Visma não deverá perseguir, as outras equipas da geral irão arriscar dar de bandeja mais uma etapa a Roglic?

Candidatos a ganhar através da fuga não faltam:

AG2R : Champoussin, Prodhomme, Bouchard
Alpecin : Vine
Astana : I. Izagirre, Vlasov, G.Izagirre
Bahrain : Tratnik, Padun, Mader, Caruso
BEX : Howson, Nieve
Caja Rural : Lastra, Cepeda
Codifis : Jesus Herrada, Rochas
Deceuninck : Bagioli, Vansevenant
DSM : Bardet, Storer
EF : Caicedo, Camargo, Cort
Euskaltel : Bizkarra
Ineos : Sivakov
Groupama : Molard
Lotto : Kron, Vanhoucke
Qhubeka : Henao
UAE : Polanc, Majka

Damiano Caruso
Vencedor de uma etapa, é um dos melhores trepadores da temporada e luta pela classificação da montanha. Ontem esteve ao serviço de Jack Haig, hoje poderá acontecer o mesmo.

Romain Bardet
Atual líder da classificação da montanha, está em boa forma e já venceu uma etapa. Estar na fuga e arrecadar pontos seria importante para ele. 

Rafal Majka
Vencedor da penúltima etapa de montanha com um raid de 85 Km. Ontem 'descansou', é uma boa aposta para hoje.

Michael Storer
Está na forma da sua vida, já ganhou duas etapas, é a opção nr. 2 da DSM.

Alexander Vlasov
Caiu ontem, perdeu muito tempo e tem liberdade. Não sabemos a gravidade das lesões, é uma incógnita, se estiver bem é um opção para ganhar na fuga.

Luta pela geral

Primoz Roglic
Domínio total e a sua equipa está cada vez mais forte. Só uma queda ou uma quebra catastrófica o fará perder esta Vuelta.

Ineos
Egan Bernal ontem mostrou que é um ciclista fantástico, mas pagou caro. Se recuperou bem, hoje poderá voltar a atacar de longe, ele quer o pódio.
Adam Yates pouco faz, umas acelerações que raramente causa estragos nos adversários. Para chegar ao pódio, muita gente teria de quebrar.

Bahrain
Jack Haig quer o pódio e a Bahrain ontem foi a única equipa que assumiu a perseguição a Bernal e Roglic. Haig no final dos Lagos de Covadonga não mostrou muita saúde, teve dificuldades com as mudanças de ritmo.

Movistar
Enric Mas e Lopez não acreditaram no ataque de Bernal e tinham razão, o problema é que também duvidaram de Roglic e as poucas hipóteses de ganhar a Vuelta praticamente esvaneceram-se.
Estes dois dias nas Astúrias vão dar bons episódios do El dia menos pensado.

⭐⭐⭐ Roglic, Caruso*, Bardet*, Majka*
⭐⭐ Mas, Bernal, Kuss
⭐ MALopez, Yates, Haig, Aru*, Vlasov*, Storer*, Rochas*, Je. Herrada*, Kruijswijk*
*fuga

A nossa aposta: Romain Bardet
Joker: Steven Kruijswijk

Seguir em direto: #LaVuelta21
TV: Eurosport 1 (11:35, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.