Header Ads

Guia Volta à França 2016 - Favoritos

Geral individual (camisola amarela)

***** Chris Froome
Vencedor da edição passada e chega a esta, na preparação a edição deste ano, venceu o Dauphiné. Conta com uma super-equipa para o apoiar, que o torna ainda mais temível.
O percurso adequa-se ao britânico, com muita montanha e dois contrarelógios à mistura, um deles uma crono-escalada.

***** Nairo Quintana
O colombiano nas suas duas participações, foi segundo classificado, atrás de Froome. Na edição passada, ainda assustou o britânico da Sky, na 20ª etapa, no Alpe d'Huez, mas já foi tarde.
Um dos aspectos que Quintana evoluiu, foi no contrarelógio, que juntamente com a sua qualidade quando o terreno empina, torna-o temível.

**** Alberto Contador
O Pistolero começou o ano em grande forma, alcançando pódios no Paris-Nice e Volta à Catalunha e venceu com autoridade no País Basco. No entanto, no Dauphiné demonstrou fragilidades, apesar de ter vencido a crono-escalada.
Em 2015, tinha a desculpa de ter realizado o Giro e chegar desgastado, este ano, o objectivo principal é o Tour e a preparação foi toda a pensar nisso.

*** Fabio Aru
O jovem italiano será o líder da Astana para o Tour deste ano. Terá uma equipa de luxo para o apoiar, na tentativa de pelo menos alcançar o pódio. 
A presença de Nibali na equipa, causa dúvidas, mas Aru preparou-se especificamente para o Tour, sabendo que seria o líder da equipa.
Até ao momento, o ano 2016 não tem sido brilhante, mas o ciclista italiano espera que a sua preparação tenha sido a ideal e que no Tour esteja ao melhor nível.

** Thibaut Pinot
O francês parte mais uma vez para o Tour, como a principal esperança francesa. O ciclista da FDJ, tem-se mostrado forte este ano, com alguns resultados interessantes. Uma das curiosidades foi a sua evolução no contrarelógio, já não é aquele ciclista que apenas conseguia ganhar tempo a subir.

** Tejay Van Garderen
Com a chegada de Richie Porte, a BMC parte para esta edição do Tour com dois líderes. No entanto de entre os dois, Van Garderen já demonstrou ser o mais fiável nas provas de 3 semanas. 
Para nós, parte para este Tour, no mesmo patamar de Thibaut Pinot.

* Romain Bardet
A seguir a Pinot, Romain Bardet é o francês que mais esperança dá aos gauleses. O líder da Ag2R, terá uma equipa forte para o apoiar.
É bem mais fraco do que Pinot no contrarelógio, mas tem-se mostrado cada vez mais forte na alta-montanha. Exibiu-se a grande nível no último Dauphiné.

* Vincenzo Nibali
O vencedor da edição deste ano do Giro, parte para este Tour sem grandes ambições. Não é o líder da Astana, esse papel pertence a Aru, mas se as coisas não correrem bem e Nibali estiver bem posicionado, o tubarão poderá aproveitar.
É um dos grandes ciclistas da última década e nunca se deve subestimar um corredor desta qualidade.

* Alejandro Valverde
No ano passado, conseguiu o tão ambicionado pódio. Este ano também fez pódio no Giro, o espanhol já confessou que neste Tour apenas irá tentar ajudar Quintana a alcançar o 'sonho amarelo'. Outro dos objectivos será ganhar etapas.
No entanto, se algo não correr da melhor forma, Valverde pode ser o plano B da Movistar.

Top-10 2015
1 Christopher Froome (GBr) Team Sky 84:46:14
2 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:01:12
3 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:05:25
4 Vincenzo Nibali (Ita) Astana Pro Team 0:08:36
5 Alberto Contador (Spa) Tinkoff-Saxo 0:09:48
6 Robert Gesink (Ned) Team LottoNL-Jumbo 0:10:47
7 Bauke Mollema (Ned) Trek Factory Racing 0:15:14
8 Mathias Frank (Swi) IAM Cycling 0:15:39
9 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale 0:16:00
10 Pierre Rolland (Fra) Team Europcar 0:17:30

Classificação dos pontos
***** Peter Sagan
Dominador absoluto nesta classificação das últimas 4 edições do Tour. Peter Sagan apresenta-se nesta edição como o grande e praticamente inevitável vencedor desta classificação.
A organização tem tentado dificultar a vida a Sagan, ao modificar a pontuação, porém achamos que o eslovaco parte novamente como o grande favorito.
Além de ser um dos melhores sprinters, também é capaz de sprintar em chegadas um pouco mais complicadas e não tem problemas em estar em fugas. 

**** André Greipel
O Gorila, no ano passado foi o único que ainda conseguiu dar alguma luta a Sagan. Este ano já brilhou no Giro, mas para as vitórias de etapas no Tour, a concorrência este ano parece mais forte, principalmente porque há um tal de Marcel Kittel.

*** Mark Cavendish
O foco de Cavendish este ano tem sido mais na pista e nos jogos olímpicos do que na estrada. No Tour, terá de enfrentar Greipel e Kittel.
Se vencer etapas está cada vez mais dificil, com a presença dos dois gigantes germânicos, ganhar a classificação dos pontos ainda parece mais utópica, já que também há Sagan.

** Alexander Kristoff
A temporada de Kristoff está longe de ser comparável com a de 2015, onde esteve impressionante durante a primavera. Apesar de tudo, chegou ao Tour e esteve longe do melhor.
Será que este ano acontecerá o oposto, esteve relativamente fraco na primavera e no Tour aparece muito forte? 
A concorrência é muito forte e vai ser complicado ao norueguês vencer etapas e tentar conquistar esta classificação.

** Michael Matthews
O australiano tem estado algo apagado este ano, porém nunca se deve esquecê-lo. É um ciclista versátil, que consegue disputar finais desde de etapas para sprinters puros, como etapas com um final ligeiramente acidentado.

* Bryan Coquard
Tem sido o sprinter francês em melhor forma nos últimos tempos. Com diversas vitórias e algumas exibições impressionantes. No ano passado, esteve bem nas chegadas rápidas, frequentemente estava nos primeiros lugares.

* Marcel Kittel
Kittel começou o ano em grande e também o fez no Giro, onde até andou de rosa nas primeiras etapas. O gigante alemão, nas primeiras etapas costuma ser praticamente imbatível, depois enfraquece e muitas vezes nem acaba a prova. 
Provavelmente é o melhor sprinter da actualidade.

Top-10 2015
1 Peter Sagan (Svk) Tinkoff-Saxo 432 pts
2 André Greipel (Ger) Lotto Soudal 366
3 John Degenkolb (Ger) Team Giant-Alpecin 298
4 Mark Cavendish (GBr) Etixx - Quick-Step 206
5 Bryan Coquard (Fra) Team Europcar 152
6 Christopher Froome (GBr) Team Sky 139
7 Thibaut Pinot (Fra) FDJ.fr 113
8 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 103
9 Thomas De Gendt (Bel) Lotto Soudal 90
10 Alexander Kristoff (Nor) Team Katusha 90

Classificação da montanha
***** Joaquim Rodriguez
Já no ano passado tentou vencer esta classsificação. O catalão provavelmente irá abdicar do seu lugar na geral para tentar atacar esta classificação. Tudo dependerá de como atacará a corrida.

**** Nairo Quintana/Chris Froome/Alberto Contador
Habitualmente o vencedor do Tour, também está nos primeiros lugares desta classificação. Na nossa opinião, existem 3 grandes candidatos que se destacam dos demais e são: Froome, Quintana E contador. Pela lógica também são candidatos a esta classificação.

*** Daniel Teklehaimanot
Na edição passada esteve em diversas fugas, este ano não deverá ser muito diferente. Para nós é um candidato consistente a lutar por esta classificação e para isso terá de estar em muitas fugas.

** Vincenzo Nibali
Tal como Joaquim Rodrguez, tudo dependerá como é que Nibali irá atacar a corrida. Se propositadamente perder muito tempo na primeira parte do Tour, depois terá liberdade para caçar etapas e quem sabe tentar ganhar esta classificação.

* Pierre Rolland/Thomas Voeckler/Romain Bardet/Thibaut Pinot
Os franceses não têm grandes hipóteses para a geral, ou pelo menos, não são dos grandes candidatos. No entanto, tentam sempre ganhar uma classificação e uma das mais apetecíveis é a da montanha.
Homens como Voeckler e Rolland, são habitués em fugas enquanto que Bardet e Pinot se estiverem longe na geral, poderão atacar a corrida de forma a tentar arrecadar esta classificação.

Top-10 2015
1 Christopher Froome (GBr) Team Sky 119 pts
2 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 108
3 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale 90
4 Thibaut Pinot (Fra) FDJ.fr 82
5 Joaquim Rodriguez (Spa) Team Katusha 78
6 Pierre Rolland (Fra) Team Europcar 74
7 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 72
8 Jakob Fuglsang (Den) Astana Pro Team 64
9 Richie Porte (Aus) Team Sky 58
10 Serge Pauwels (Bel) MTN - Qhubeka 55

Classificação da juventude
***** Warren Barguil
O jovem bretão brilhou na Volta à Suiça, mostrando que está perto do melhor. Depois de também ter aparecido muito bem nas clássicas das Ardenas.
É um ciclista muito impetuoso, muito jovem, mas com condições extraordinárias, nomeadamente na montanha. A nossa aposta é que consiga estar perto ou dentro do top-10.

**** Louis Meintjes
Contratado pela Lampre para liderar a equipa nos próximos anos nas grandes voltas. Tem mostrado alguma regularidade nas provas de 1 semana, porém, ainda tem de provar nas provas de 3 semanas.
Na Lampre tem Rui Costa, que não se sabe se irá apenas atacar etapas ou também vai querer fazer algo na geral. O sul-africano é sobretudo um trepador.

*** Wilco Kelderman
O holandês este ano já liderou no País Basco e Suiça, mas depois fraquejou na montanha, ficando bem para trás nessas duas provas.
Será o líder da Lotto-NL e é um dos jovens a ter em conta para o top-10 do Tour deste ano. A sua irregularidade é um dos seus pontos fracos.

** Adam Yates
Será que finalmente veremos um dos manos Yates a brilhar numa grande volta? A resposta é dificil, a Orica parece ter encontrado o seu corredor para este tipo de provas, é, Esteban Chaves.
Adam Yates tem aqui a oportunidade de mostrar que é mais do que um ciclista de clássicas montanhosas e de provas de 1 semana.

* Julian Alaphilippe
Em 2015 revelou-se ao mundo e este ano está a confirmar todo o seu talento. Extremamente versátil, capaz de sprintar e subir com os melhores em algumas ocasiões.
No Dauphiné demonstrou que a vitória na Volta à Califórnia não foi acaso. É um dos jovens a seguir bem de perto, sobretudo nas etapas que não são demasiado duras, mas que tem finais explosivos.

Top-10 2015
1 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 84:47:26
2 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale 0:14:48
3 Warren Barguil (Fra) Team Giant-Alpecin 0:30:03
4 Thibaut Pinot (Fra) FDJ.fr 0:37:40
5 Bob Jungels (Lux) Trek Factory Racing 1:32:09
6 Peter Sagan (Svk) Tinkoff-Saxo 2:13:43
7 Adam Yates (GBr) Orica GreenEdge 2:15:24
8 Wilco Kelderman (Ned) Team LottoNL-Jumbo 3:02:55
9 Emanuel Buchmann (Ger) Bora-Argon 18 3:07:35
10 Merhawi Kudus Ghebremedhin (Eri) MTN - Qhubeka 3:09:24

Classificação colectiva
*** Team Sky
Apresenta uma equipa fortíssima para a alta montanha, com Landa, Poels, Sérgio Henao, Nieve e Geraint Thomas no apoio a Froome. Os restantes, Rowe, Kiriyenka e Stannard, protegerão o líder nas etapas em linha, sendo que o bielorrusso, ainda dará uma perninha na montanha de vez enquando.

** Astana
Equipa muito forte, com Aru e Nibali a destacarem-se. Mas no apoio, homens como Diego Rosa, Tanel Kangert, Jakob Fuglsang, Tiralongo, Grivko e Luis Léon Sanchez dão total garantia em qualquer tipo de terreno.

* Movistar
O que dizer da Movistar? Totalmente virada para a alta montanha. Quintana, terá para o ajudar para as etapas onde o terreno empina: Valverde, Jon e Gorka Izaguirre, Daniel Moreno, Anacona e Herrada. Para o terreno plano, homens como Erviti e Néloson Oliveira dão todas as garantias.

Classificação 2015
1 Movistar Team 255:24:24
2 Team Sky 0:57:23
3 Tinkoff-Saxo 1:00:12
4 Astana Pro Team 1:12:09
5 MTN-Qhubeka 1:14:32
6 Ag2R La Mondiale 1:24:22
7 Team Europcar 1:48:51
8 BMC Racing Team 2:41:46
9 IAM Cycling 2:42:16
10 Team Lotto Nl - Jumbo 2:46:59
11 Trek Factory Racing 3:03:37
12 Team Cannondale-Garmin 3:17:05
13 Team Giant-Alpecin 4:22:56
14 Lotto-Soudal 4:40:09
15 Lampre - Merida 4:48:00
16 Fdj 5:03:55
17 Bretagne - Seche Environnement 5:14:49
18 Team Katusha 5:29:06
19 Cofidis, Solutions Credits 5:35:06
20 Bora-Argon 18 6:02:56
21 Etixx-Quick Step 7:36:20
22 Orica Greenedge 8:45:02


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.