Subidas míticas -Bola del Mundo
A Bola del Mundo, é uma montanha na Serra de Guadarrama, localizado na periferia das províncias espanholas de Madrid e Segovia. Tem uma altitude de 2.265 metros.
É uma subida que leva imensos fãs da modalidade á estrada para assistir ao espetáculo.
La Bola del Mundo era um sonho de Enrique Franco, que foi durante muitos anos director da Vuelta, mas foi só em 2010, e já sob a direcção de Javier Guillén, que esta subida se estreou na competição profissional. É ainda uma subida muito "jovem" no ciclismo, mas é uma subida muito dura, o que normalmente dá origem a espetaculo.
O primeiro vencedor na Bola del Mundo foi Ezequiel Mosquera que passou na meta á frente do vencedor da Vuelta 2010, Vincenzo Nibali.
La Bola del Mundo foi utilizada também na penúltima etapa da edição da Vuelta 2012 , onde o vencedor foi o russo Denis Menchov e Alberto Contador se confirmou como "vencedor virtual" da prova.
Altimetria da subida até ao topo da Bola del Mundo
A subida é "ligeira" nor primeiros Km's como podemos constatar a partir da imagem onde até por volta dos primeiros metros as percentagens médias de inclinação quase não ultrapassam os 5% de inclinação, depois disso endurece um pouco antes de voltar a ter um km mais "suave", até inclinar novamente de uma forma mais "séria", e tendo nos últimos km's uma inclinação que transforma a subida num verdadeiro "horror", o que aliado a ser a parte final onde já existe desgaste acumulado, menos oxigénio, faz desta subida uma das mais complicadas do ciclismo.
Todos esperamos por novas etapas nesta grande subida!
Post a Comment