Header Ads

Subidas míticas -Bola del Mundo

A Bola del Mundo, é uma montanha na Serra de Guadarrama, localizado na periferia das províncias espanholas de Madrid e Segovia. Tem uma altitude de 2.265 metros.
É uma subida que leva imensos fãs da modalidade á estrada para assistir ao espetáculo.
La Bola del Mundo era um sonho de Enrique Franco, que foi durante muitos anos director da Vuelta, mas foi só em 2010, e já sob a direcção de Javier Guillén, que esta subida se estreou na competição profissional. É ainda uma subida muito "jovem" no ciclismo, mas é uma subida muito dura, o que normalmente dá origem a espetaculo. 

O  primeiro vencedor na Bola del Mundo foi  Ezequiel Mosquera que passou na meta á frente do  vencedor da Vuelta 2010, Vincenzo Nibali. 
La Bola del Mundo foi utilizada também na penúltima etapa da edição da Vuelta 2012 , onde o vencedor foi o russo Denis Menchov e Alberto Contador se confirmou como "vencedor virtual" da prova.


Altimetria da subida até ao topo da Bola del Mundo

A subida é "ligeira" nor primeiros Km's como podemos constatar a partir da imagem onde até por volta dos  primeiros metros as percentagens médias de inclinação quase não ultrapassam os 5% de inclinação, depois disso endurece um pouco antes de voltar a ter um km mais "suave", até inclinar novamente de uma forma mais "séria", e tendo nos últimos km's uma inclinação que transforma a subida num verdadeiro "horror", o que aliado a ser a parte final onde já existe desgaste acumulado, menos oxigénio, faz desta subida uma das mais complicadas do ciclismo.
Todos esperamos por novas etapas nesta grande subida!

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.