Subidas míticas -Bola del Mundo

A Bola del Mundo, é uma montanha na Serra de Guadarrama, localizado na periferia das províncias espanholas de Madrid e Segovia. Tem uma altitude de 2.265 metros.
É uma subida que leva imensos fãs da modalidade á estrada para assistir ao espetáculo.
La Bola del Mundo era um sonho de Enrique Franco, que foi durante muitos anos director da Vuelta, mas foi só em 2010, e já sob a direcção de Javier Guillén, que esta subida se estreou na competição profissional. É ainda uma subida muito "jovem" no ciclismo, mas é uma subida muito dura, o que normalmente dá origem a espetaculo. 

O  primeiro vencedor na Bola del Mundo foi  Ezequiel Mosquera que passou na meta á frente do  vencedor da Vuelta 2010, Vincenzo Nibali. 
La Bola del Mundo foi utilizada também na penúltima etapa da edição da Vuelta 2012 , onde o vencedor foi o russo Denis Menchov e Alberto Contador se confirmou como "vencedor virtual" da prova.


Altimetria da subida até ao topo da Bola del Mundo

A subida é "ligeira" nor primeiros Km's como podemos constatar a partir da imagem onde até por volta dos  primeiros metros as percentagens médias de inclinação quase não ultrapassam os 5% de inclinação, depois disso endurece um pouco antes de voltar a ter um km mais "suave", até inclinar novamente de uma forma mais "séria", e tendo nos últimos km's uma inclinação que transforma a subida num verdadeiro "horror", o que aliado a ser a parte final onde já existe desgaste acumulado, menos oxigénio, faz desta subida uma das mais complicadas do ciclismo.
Todos esperamos por novas etapas nesta grande subida!

Também pode interessar:

jdragon cycling team

Adora ciclismo e tudo o que se relaciona com bicicletas. O mês de maio e julho são sagrados e tem um carinho pelas clássicas da primavera e pela Volta a Portugal. Ao longo dos anos aprendeu a apreciar a Vuelta.

Sem comentários:

Enviar um comentário