Header Ads

Royal Bernard Drome Classic (1.1) - Antevisão


Num fim de semana em que os fãs de ciclismo têm os olhos postos na Bélgica, com o inicio das tradicionais clássicas da primavera, em França a Taça de ciclismo não dá tréguas. O calendário ciclistico francês é dos mais ricos do panorama da modalidade, com uma notável densidade de provas. A competitividade e qualidade também tem subido nos últimos anos.
É uma prova jovem, apenas teve a sua primeira edição em 2014, porém esteve prevista a realização em 2013, acabou por não se disputar, devido às condições meteorológicas. As duas primeiras edições da prova foram vencida por dois corredores da mesma equipa, a Ag2r-La Mondiale, em 2016, Petr Vakoc da Etixx-Quick-Step venceu.

História
últimos 10 vencedores
2013 Não se realizou (neve)
2014 Romain Bardet (FRA) Ag2r-La Mondiale
2015 Samuel Dumoulin (FRA) Ag2r-La Mondiale
2016 Petr Vakoc (CZE) Etixx- Quick-Step

Edição 2016 (Top-10)
1    Petr Vakoc (Cze) Etixx - Quick-Step    5:08:57   
2    Jan Bakelants (Bel) AG2R La Mondiale        
3    Arthur Vichot (Fra) FDJ    0:00:06   
4    Julien Simon (Fra) Cofidis, Solutions Credits        
5    Pieter Serry (Bel) Etixx - Quick-Step        
6    Adam Yates (GBr) Orica-GreenEdge        
7    Romain Feillu (Fra) HP-BTP Auber 93        
8    Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale        
9    Anthony Maldonado (Fra) HP-BTP Auber 93        
10    Lilian Calmejane (Fra) Direct Energie

Percurso
Livron › Livron, 209 Km

O percurso é praticamente o mesmo da edição de 2016, que por sua vez também é idêntico ao de 2015 e é bem diferente do da primeira edição, em 2014.
A rota pode ser dividida em duas partes, a primeira é um circuito de 51,3 Kms que será percorrido duas vezes. É pouco exigente, as principais dificuldades são: Cote de Beauvallon, Cote de Montelger, Mur d'Allex e o Cote de Haut Livron. 
Depois da segunda volta, os corredores voltam a percorrer este circuito quase na totalidade, no Mur'd'Allex seguem noutra direção, que é a segunda parte da prova.
Esta última parte é bastante mais complicada com os corredores a terem de ultrapassar: Cote de Chabrillan (a 49,5 kms da meta ), Cote de Taraguille (a 44,5 Kms da meta), Col de la Grande Limite (3,6 km, 6,8 %, a 28.1 kms da meta) e o Cote de Roberts (a 17.5 kms da meta). Depois desta última subida, passarão novamente pelo Mur d'Allex e pelo Cote de Haut Livron, antes de chegar à meta.




Startlist
 
Condições atmosféricas

As condições previstas serão ótimas para os corredores, com muito Sol e uma temperatura a rondar os 16 ºC. Soprará uma leve brisa de norte, mas nada de muito forte.
Pela previsão o estado de tempo não será um fator decisivo na corrida deste ano.

Favoritos
Mauro Finetto, tem tido um inicio de temporada muito bom, mas sem chegar à tão desejada vitória. Neste último sábado, finalmente conseguiu vencer a Clássica Sud Ardèche e é naturalmente um dos grandes favoritos para esta também, com um percurso que lhe vai bem.
O campeão francês, Arthur Vichot, é o atual líder da Taça de França, devido à sua enorme consistência. É mais uma vez um candidato a vencer, principalmente pela boa forma que tem demonstrado e pela regularidade nos lugares cimeiros.
O percurso é ideal para os puncheurs e entre os melhores presentes em prova está, Samuel Dumoulin. O pequeno ciclista francês é um dos melhores do circuito francês para este tipo de percurso. Este ano já saboreou a vitória.
O puncheur com mais pedigree presente em prova é, Jan Bakelants. O belga começou o ano pouco afinado. É naturalmente um dos candidatos porque a este nível pode sempre estar entre os primeiros, mas não é a nossa principal aposta.
A Cofidis tem dois homens que podem estar na luta. São eles Julien Simon e Nicolas Edet. Pensamos que Simon é o ciclista em melhor forma e os resultados sustentam essa aposta. Mas Edet este ano também tem estado bem.
Lilian Calmejane e Pierre Latour são duas das novas figuras do ciclismo francês. Em 2017 têm estado muito bem. Calmejane ganhou o Tour du Haut Var-matin e Pierre Latour foi 4º na Etoile Bessèges e 5ª na Clássica Sud Ardèche.

***** Mauro Finetto, Arthur Vichot
**** Samuel Dumoulin, Julien Simon, Jan Bakelants
*** Lilian Calmejane, Pierre Latour, Francesco Gavazzi
** Jonathan Hivert, Romain Hardy, Arnold Jeannesson, Mattia Cattaneo, Nicolas Edet
* Mikael Cherel, Matteo Montaguti, Jaime Roson, Sebastien Delfosse, Simone Ponzi

A nossa aposta: Arthur Vichot
Outsider: Lilian Calmejane

Seguir em directo: @boucles_classic, #BdA17


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.